13 janeiro 2009

Do Cinema Português: Sinopses

Esta semana teremos a oportunidade de ver estrear em Coimbra dois filmes nacionais. Representantes de duas tendências claramente marcadas não só no cinema português, mas também na industria do cinema mundial. "Veneno Cura", segunda longa-metragem de Raquel Freire; e "Contrato", estreia na realização do veterano Nicolau Breyner.
Algo me atormenta em particular quando leio as sinopses das estreias nacionais. A interpretação que é transmitida ao potencial espectador em vez de o esclarecer sobre a narrativa do filme a que pondera assistir. A sinopse oficial de "Veneno Cura" reza da seguinte forma:
«Na noite escura. Quando perdes tudo o que há para Perder, o que é que te faz continuar? O teu pior? O teu melhor? O que te impede de te atirares da ponte na primeira oportunidade?»
Qual é a estória? Como se chama a personagem principal? Será que existe uma personagm principal ou várias estórias cruzadas? Qual é a minha motivação, enquanto espectador comum, para ir ver este filme? Esta sinopse consegue a proeza de explicar absolutamente zero ao espectador sobre o conteúdo narrativo do filme! Além de lançar várias questões abertas e de índole reflexiva, apenas nos localiza num período temporal que pode nem sequer ter qualquer relação com a narrativa.
O filme pode ser fantástico, mas esta sinopse não chama o espectador com uma narrativa, lança-lhe pistas para uma interpretação sobre o sub-texto, algo que ele deveria fazer livremente, sem sentir quaisquer condicionalismos que não os intrínsecos à obra.
A forma como apresentam determinada obra ao publico pode marcar a carreira comercial do filme. Uma indicação enganadora pode falhar o publico-alvo da obra e fazer com que os resultados de bilheteira reflictam um enganador fracasso. No caso concreto de "Veneno Cura" é impossível discernir com rigor o que quer que seja sobre a narrativa do filme. Ao invés, temos um texto críptico que parece destinado a afastar espectadores em vez de os atrair.
Se o cinema português quer um público, o seu público, o público português, talvez seja melhor começar a prestar mais atenção a estes pequenos pormenores que valem muito sobre a sua percepção colectiva.

Sem comentários:

 

Os Suspeitos do Costume _ O Cinema na RUC _ 107.9 FM © 2008. RUC Emissão Online