17 novembro 2008

A turma: assimilar depois de ver

Antes que a oportunidade passe (e que o ano lectivo entre em pousio para as festividades da época) não quero deixar de falar de "Entre les murs", filme de Laurent Cantet que conquistou a última edição do festival de Cannes - o primeiro francês a fazê-lo em vinte e um anos.

Importa referir primeiramente que "A turma" (nome por que é designado em Portugal) é, logo ao nível da sua concepção, um objecto especial.
É baseado num livro de François Bégaudeau, que acumula este papel com o de protagonista (o professor de francês e elo entre a escola e as famílias). Na esteira deste, nenhum dos envolvidos era actor até esta data. Isso não será pioneiro (lembramo-nos, por exemplo, de Larry Clark), mas não deixa de ser curioso, até porque cada um dos intervenientes faz (e bem) de si próprio. Alunos, professores e pais tiveram, assim, a oportunidade de transpor para o grande ecrã um pouco da sua vida.

A acção desenrola-se numa escola no centro de Paris. O multiculturalismo é uma evidência (como seria de esperar de uma capital europeia cosmopolita) e, com ele, as as dificuldades e necessidades especiais destes jovens oriundos de bairros problemáticos. É esta experiência, que abrange um ano lectivo, que Bégaudeau tenta gerir da melhor forma para que, no final, os seus alunos se sintam, se não sabedores, pelo menos estimulados.

O professor é, então, um acérrimo defensor destes adolescentes. Tenta entrar no seu mundo, adaptando o programa curricular às suas motivações e deixando-o, não em raras ocasiões, de lado, em favor da construção de raciocínios e o inculcamento de valores universais. Na maioria dos casos opta por sabotar as tensões antes que estas se materializem. Esta posição chega a prejudicá-lo, ganhando a inimizade dos colegas e de alguns alunos que se aproveitam da sua postura. que o coloca por vezes demasiado próximo de quem é suposto tutorar.

É um retrato acutilante da França (e da Europa) contemporânea, cujas convulsões sociais a que temos assistido nos últimos anos são apenas a o reflexo desta evidência. Porque o multiculturalismo existe e deve ser celebrado. O preconceito e a ignorância derrubam-se através da educação.

"A turma" oferece valiosos ensinamentos para pais e professores, para que uns compreendam a posição dos outros, e sobretudo para que deste equilíbrio aproveitem as crianças. Para os progenitores, fica a ideia de que esta é de facto uma profissão/missão difícil e que os seus filhos são um produto da sua educação (ou falta dela). Para os docentes fica uma abordagem inteligente e alternativa aos tradicionais caminhos que levam à exasperação e ao insucesso.

Sem comentários:

 

Os Suspeitos do Costume _ O Cinema na RUC _ 107.9 FM © 2008. RUC Emissão Online